JornalCana

Eletricidade: afluências vão subir, apesar da estiagem

O período seco, que geralmente vai de maio a novembro na região Sudeste do país, não deverá reduzir a oferta de eletricidade.

Segundo Rodrigo Sacchi, gerente de Preço da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as afluências para o Sistema Interligado Nacional (SIN) devem chegar a 92% da média histórica para o mês de maio.

Leia mais: PLD fica em R$ 388,48 até sexta-feira

O destaque fica por conta do submercado Sudeste/Centro-Oeste, onde espera-se 93% da média histórica, contra 89% registrados em abril.

Hidrelétrica São Domingos, da Eletrosul
Hidrelétrica São Domingos, da Eletrosul

“É de se esperar uma redução em termos absolutos para os próximos meses, porque entre maio e novembro caracteriza-se o chamado ‘período seco’, especialmente na região Sudeste. Mas ainda assim esperamos uma melhora em termos relativos, com o registro de afluências mais próximas da média histórica para maio”, comentou Sacchi.

Leia mais: Valor do PLD cai 111% em um ano

Ele destacou também que a análise do comportamento das afluências aponta que houve atraso no período chuvoso para os submercados Sudeste e Norte, o que faz com que ainda sejam esperados traços de comportamento típico dessa época de chuvas em maio e junho, principalmente no Norte.

Leia mais: Chuvas fazem PLD cair no Norte

Esse comportamento pode ocasionar uma elevação dos níveis de armazenamento das hidrelétricas dessas regiões e levar a uma consequente redução do Custo Marginal de Operação – CMO nesses submercados.

O que abre a perspectiva de o PLD ficar abaixo do preço máximo regulamentado – R$ 388,88 por MWh – em algum momento dos próximos meses. “Especialmente no segundo semestre, para todas as regiões do país”, explica Sacchi.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram