JornalCana

El Niño deve afetar a cana no último trimestre de 2015

Os impactos do El Niño sobre a cana-de-açúcar são esperados no último trimestre de 2015. É o que avaliam analistas do setor sucroenergético. 

Nastari: El Niño gera chuvas, o que impedem o recolhimento da cana
Nastari: El Niño gera chuvas, o que impedem o recolhimento da cana

Durante conferência da Fenasucro & Agrocana, o diretor da consultoria Datagro, Plínio Nastari, lembrou que o fenômeno deverá afetar as áreas com cana-de-açúcar entre os meses de outubro a dezembro desse ano.

Segundo ele, os impactos do El Niño virão, mas na região Centro-Sul do Brasil, onde estão 90% das usinas sucroenergéticas do país, deverão ser registrados no último trimestre.

Leia mais: El Niño pode acelerar retomada dos preços do açúcar

Entre outubro a novembro, as pouco mais de 250 unidades produtoras de etanol e de açúcar do Centro-Sul estarão no pico final da moagem, e a incidência do fenômeno climático influenciará na moagem.

Na região Centro-Sul, o El Niño gera chuvas, o que impedem o recolhimento da cana para as unidades, serviço que na safra 2015/16 é em média 80% feito através de máquinas. el niño

Leia mais: El Niño pode reduzir moagem total de cana no Brasil

Se houver incidência constante de chuvas, e a colheita for prejudicada, unidades já avaliam deixar cana bisada para a próxima safra, a 16/17.

Já nas regiões Norte e Nordeste, o El Niño resulta em altas temperaturas. Em estados sem tradição canavieira, como Amazonas, as temperaturas deverão ser aumentadas em 3 graus centígrados por conta do fenômeno.

Se essa previsão, constatada por serviços meteorológicos, for estendida para estados canavieiros do Nordeste, o impacto pode ser na retenção de açúcar na cana-de-açúcar, o que, por sua vez, pode resultar na redução de ATR por tonelada de cana.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram