JornalCana

E o financiamento do etanol, quando sai?

Esta é a pergunta que não se cala entre empresários e gestores do setor sucroenergético: a safra 2015/16 da região Centro-Sul do país encerra na média o quarto mês sem que o setor saiba sobre financiamento de estocagem de etanol para a entressafra.

No recente evento Ethanol Summit, realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em São Paulo, o diretor técnico da instituição, Antonio de Padua Rodrigues, respondeu a questão sobre o tema do Portal JornalCana:

– Esperamos pela definição da taxa de juros a ser cobrada pelo financiamento da estocagem de etanol.

A expectativa de Rodrigues foi no dia 06/07, primeiro dos dois dias do Ethanol Summit. De lá para cá, só silêncio.

Também conhecido por warrantagem, o financiamento da estocagem de etanol é uma ferramenta de apoio ao setor sucroenergético durante a entressafra, período no qual as unidades do Centro-Sul podem oferecer o biocombustível a um valor remunerador. O financiamento serve para segurar vendas a preços abaixo da remuneração.

O financiamento de etanol ainda espera por decisões do governo
O financiamento de etanol ainda espera por decisões do governo

Segundo o portal do BNDES, que faz a gestão dos recursos do financiamento, chamado Programa BNDES de Apoio ao Setor Sucroalcooleiro (BNDES PASS), a informação disponível na tarde desta quinta-feira (23/07) era de que “o limite orçamentário deste programa foi atingido e, por isso, o BNDES não está recebendo protocolo de pedidos de financiamento pelo PASS.”

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram