JornalCana

Crise paralisa produção de etanol de milho em Mato Grosso

A crise de abastecimento do milho atingiu desta vez empresas que produzem etanol a partir do grão. Em Jaciara, Mato Grosso, a usina Porto Seguro não produz o combustível à base do cereal desde janeiro. Segundo o supervisor jurídico da empresa, Renato de Carvalho, o alto preço do milho inviabilizou a atividade. Atualmente só é produzido na usina etanol de cana-de-açúcar.

Carvalho conta que o preço ideal para se produzir o etanol na região é de R$ 28 a saca, mas atualmente o preço está acima de R$ 42. “A usina tinha a intenção de produzir etanol de milho o ano todo, não apenas na entressafra da cana, como a maioria das usinas flex faz, mas este plano foi adiado até o preço do milho cair.”

O supervisor explica que a empresa deixou de contratar e, inclusive, demitiu alguns funcionários. Ainda assim, a usina estaria realizando investimentos, voltados à construção de novos silos.

Segundo o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool-MT), o estado produz atualmente 1,3 bilhão de litros de etanol por ano, sendo 10% à base de milho.

Fonte: (Canal Rural)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram