JornalCana

Coopersucar fecha mais dois acordos nos EUA

A trading de etanol Eco-Energy, controlada pela brasileira Copersucar, fechou acordo de comercialização com outras duas usinas produtoras de biocombustível dos Estados Unidos. Os volumes de produção da Lincolnway Energy (com 208 milhões de litros), localizada em Nevada, Iowa, e da Corn Plus Ethanol (com 185 milhões de litros), de Winnebago, em Minnesota, são suficientes para ampliar a capacidade de movimentação da Eco-Energy em 8%.

O presidente do conselho de administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti, informa que, neste momento, a Eco-Energy tem negociado acordos com diversas usinas americanas. Segundo ele, a expectativa desse plano é ganhar a adesão de três a cinco plantas de etanol durante o ano de 2013.

Agora com 18 usinas parceiras, a Eco-Energy, com sede no Estado americano do Tennessee, se relaciona com seus parceiros comerciais de forma semelhante à da Copersucar, com a diferença de que as usinas que têm contrato de exclusividade com a companhia brasileira são, ao mesmo tempo, sócias dela.

Com suas parceiras, a Eco-Energy tem contratos que variam de um a três anos e com exclusividade de comercialização da totalidade do biocombustível. Assim como a sua controladora Copersucar, a trading americana também negocia no mercado spot (sem contrato).

Somado, o volume movimentado pelas duas tradings em 2012 foi de 10 bilhões de litros de etanol, que representa 12% do mercado global do biocombustível. Segundo projeções, esse volume em 2013 deve subir para 12,5 bilhões de litros (7,5 bilhões de litros vindos da Eco-Energy e 5 bilhões de litros provenientes da Copersucar). Na ocasião da compra do controle da Eco-Energy, em novembro do ano passado, a Copersucar anunciou a meta de elevar esse volume para 18 bilhões de litros em 2016.

Na avaliação de Luís RobertoPogetti, as duas empresas já estão trabalhando na mesma plataforma de negócios, o que possibilita a integração de operações de comercialização e logística no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, onde a Copersucar tem escritório e armazenamento instalados na Holanda. A participação majoritária da Copersucar na Eco-Energy foi aprovada pelos órgãos reguladores americanos no mês passado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram