Busca Fácil


Franpar
NOVOS NÚMEROS
16-3512.4300
16-3512.4309
 
8/1/2007 10:14:00
Auditoria ambiental de aquisição, necessidade na hora da compra de uma empresa

Roberto Roche

Assumir débitos fiscais e trabalhistas na aquisição ou fusão de uma empresa é prática bastante comum no mundo dos negócios. Mas a assunção de passivos ambientais, de possíveis danos causados ao ecossistema, é algo novo que necessita de outros parâmetros em matéria de auditoria e avaliação de risco ainda mais quando esta intimamente relacionada principalmente à revenda de combustíveis.
   Mesmo em regimes jurídicos tão diferentes como o brasileiro, o colombiano, o argentino e o americano, onde pode existir ou não a responsabilidade da empresa sobre o passivo trabalhista, fica patente o crescimento da importância das auditorias ambientais, uma vez que esse passivo ambiental pode dar cabo a uma negociação de fusão ou aquisição, por exemplo.
   Nesses meus mais de vinte anos de experiência realizando auditoria ambiental e avaliação geoquímica, em bases distribuidoras, transportadoras de combustível e produtos perigosos – classe 1, Trrs e em empresas pelo Brasil todo, demonstra como um bom planejamento e gerenciamento ambiental podem tornar uma transação muito mais rápida. Um bom fluxo de informações sobre responsabilidades e possíveis problemas evitam surpresas durante uma negociação. Para ela, o ideal seria uma padronização das informações sobre os riscos ambientais.
   Um exemplo dessa diferença é o impacto que a Lei de Crimes Ambientais brasileira trouxe às negociações ao reverter à pessoa jurídica responsabilidade criminal objetiva por danos ao meio ambiente. “Não se trata só de assumir um prejuízo financeiro, mas um ônus penal”, diz a Lei 9605/98. Em uma fusão ou compra, a companhia que adquiriu uma empresa menor com determinado passivo ambiental arca com essa responsabilidade. ”Já vi negociações acabarem em nada porque o risco sobre o passivo ambiental inviabilizaria as projeções de lucro da empresa compradora”.
   Mas a responsabilidade criminal ambiental é a última esfera de evolução desse direito. Antes disso, há o desdobramento dela em responsabilidade administrativa e civil.
   A primeira seria aquela que as empresas têm perante o Poder Público, que zela pelo bem jurídico comum.
   A auditoria ambiental deve então analisar se existem advertências, multas ou interdições das secretarias de meio ambiente ou órgãos governamentais competentes.
   

+ Notícias da Área Administracao&Legislacao
Vagas para Coordenador de Extração, Utilidades e C.O.I.
Inovação e Empreendedorismo são temas de reunião do Gerhai
Mudanças desestimulam o setor sucroalcooleiro
Jornada contra incêndios será realizada em Ribeirão Preto e Paulínia
Sugar Meeting apresenta tendências e novas tecnologias
Tubulação Industrial: “distribuição de vapor”
Auditoria ambiental de aquisição, necessidade na hora da compra de uma empresa
IBC realiza em São Paulo conferência sobre gestão por processos
Evento aborda processo de sucessão em empresas familiares
Para fugir dessa confusão
+ Notícias da Seção Opiniões

 
A corrida mundial em busca de energia renovável
O rigor da lei
A coragem moral de Aldo Rebelo
Contabilidade internacional para pequenas e médias empresas
Proteger a natureza e os seres humanos
As novas regras do FAP
Há linhas de financiamento para o setor sucroalcooleiro nacional
A identidade do agronegócio
A responsabilidade Ambiental
Gestão de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde nas empresas

Página Principal
Página Inicial
Página Anterior
Página Anterior
Enviar a Notícia por Email
Envie a Notícia
Buscar Notícias
Pesquisa
 
ProCana. Direitos autorais e comerciais reservados.
É proibida a reprodução, total ou parcial, distribuição ou disponibilização pública, por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa.
A violação dos direitos autorais é punível como crime (art. 184 e parágrafos, do Código Penal) com pena de prisão e multa; conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 105, 108 e incisos da Lei 9.610, de 19.2.98, Lei dos Direitos Autorais).