Busca Fácil


Franpar
NOVOS NÚMEROS
16-3512.4300
16-3512.4309
 
30/10/2008 09:44:00
IEA: preços recebidos caem 0,96% na 3ª prévia de outubro

Os preços recebidos pelos produtores rurais paulistas recuaram 0,96% na terceira quadrissemana de outubro, conforme dados divulgados hoje pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. No cálculo do Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), os produtos de origem vegetal (IqPR-V) subiram 0,03% e os de origem animal (IqPR-A) caíram 3,41%.
   O cálculo do índice (IqPR) leva em conta a participação de cada produto no valor da produção agropecuária paulista. Com a cana-de-açúcar, produto de maior peso no indicador, a queda ao IqPR acentua para 2,42% e os produtos de origem vegetal caem 1,49%.

   Os técnicos do IEA comentam que a queda do indicador pela quarta quadrissemana consecutiva, "indica claramente que o papel deflator dos preços agropecuários persiste, mas de forma decrescente, tendo um menor peso na redução do ritmo inflacionário." Eles observam que os produtos de origem animal continuam com tendência de queda, enquanto os de origem vegetal quebraram a seqüência de nove quadrissemanas de queda.

   Os produtos que registraram altas de preços foram batata (19,27%), feijão (11,95%), carne suína (8,79%), arroz (6,37%), cana-de-açúcar (1,14%), carne bovina (1,02%) e soja (0,64%). Segundos técnicos do IEA, os preços da batata aumentaram recuperando-se de baixa muito acentuada em setembro, quando atingiram valores inferiores a R$ 16,00 por saca, logo corresponde à volta a patamares mais consistentes com a realidade dos custos de produção.

   Os produtos que apresentaram maiores quedas de preços foram carne de frango (12,75%), tomate para mesa (11,18%), ovos (10,07%), leite tipo C (6,15%), milho (5,09%) e banana nanica (5,01%). "Os produtos granjeiros, aves e ovos, além do leite tipo C, continuam com preços com tendência de queda, garantindo fontes de proteínas mais baratas aos consumidores e contribuindo de forma significava para o índice negativo", dizem os técnicos.

+ Notícias da Área
Usinas Itamarati vence o MasterCana Desempenho 2010 em Tecnologia da Informação
PUC-SP abre inscrições para MBA em controladoria
IEA: preços recebidos caem 0,96% na 3ª prévia de outubro
Equipav investe em pessoas e tecnologia
Ações da Cosan amargam queda de 7,6% com dúvidas sobre operação
Mato Grosso quer estimular investimentos no setor sucroalcooleiro
A.Guerra diversifica com carreta para cana
Novo processo permite produção de gasolina a partir da cana-de-açúcar
Candidatos identificados com setor sucroalcooleiro vão bem nas urnas
Paraná vai fiscalizar sementes de soja
+ Notícias da Seção

 
Usinas Itamarati vence o MasterCana Desempenho 2010 em Tecnologia da Informação
PUC-SP abre inscrições para MBA em controladoria
IEA: preços recebidos caem 0,96% na 3ª prévia de outubro
Equipav investe em pessoas e tecnologia
Ações da Cosan amargam queda de 7,6% com dúvidas sobre operação
Mato Grosso quer estimular investimentos no setor sucroalcooleiro
Preço do álcool sobe 5,1% em quatro semanas, apura ANP
Coimex terá destilaria de álcool no Caribe
Paraná vai fiscalizar sementes de soja
Alckmin quer aeroporto internacional em Ribeirão Preto (SP)

Página Principal
Página Inicial
Página Anterior
Página Anterior
Enviar a Notícia por Email
Envie a Notícia
Buscar Notícias
Pesquisa
 
ProCana. Direitos autorais e comerciais reservados.
É proibida a reprodução, total ou parcial, distribuição ou disponibilização pública, por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa.
A violação dos direitos autorais é punível como crime (art. 184 e parágrafos, do Código Penal) com pena de prisão e multa; conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 105, 108 e incisos da Lei 9.610, de 19.2.98, Lei dos Direitos Autorais).