JornalCana

Conheça a cana transgênica do CTC

A CTC 20, primeira variedade transgênica comercial de cana-de-açúcar, deverá ser lançada pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) entre fevereiro e abril de 2017.

Conheça em detalhes essa variedade.

Segundo informou Virgílio Cesar Vicino, gerente de negócios e biotecnologia do CTC, durante o 11º seminário Insectshow, em Ribeirão Preto (SP):

1 – a cana CTC 20, conhecida pela alta produtividade, é modificada geneticamente com a inclusão do gene Bt e capaz de dar à planta resistência aos insetos.

O setor sucroenergético ganha cana transgênica do CTC em 2017
O setor sucroenergético ganha cana transgênica do CTC em 2017

2 – a variedade, que deve ser a primeira transgênica de cana no mundo, será utilizada para o combate à Diatrea spp, popularmente conhecida como a broca-da-cana, praga que traz perdas anuais estimadas em R$ 3 bilhões à cultura.

3 – conforme Vicino disse para o Portal DBO e Estadão Conteúdo, o dossiê com todos os estudos sobre a CTC 20 Bt será submetido à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e o processo deve demorar cerca de um ano para ser aprovado, por isso a data de lançamento comercial foi definida para o início de 2017.

4 – Vicino não revelou os valores das mudas da cana transgênica, mas informou que um terço dos custos com a biotecnologia embarcada será transformado em royalties pagos ao CTC.

5 – as variedades seguintes serão a CTC15 Bt e CTC9001 Bt e ainda outras oito variedades transgênicas para o combate à broca serão lançadas no futuro. A segunda geração de cana transgênica terá resistência combinada aos insetos e a herbicidas, completou.

6 – os agricultores terão de reservar um “refúgio” nos canaviais onde serão cultivadas as variedades transgênicas Bt, uma área estimada em 10% do total na qual será cultivada cana convencional com o mesmo estágio de maturação. Esse refúgio será utilizado para evitar justamente que as brocas ganhem resistência à transgenia.

7 – o CTC desenvolve ainda outras variedades geneticamente modificadas, entre elas uma com entre 15% e 20% mais de açúcar que as convencionais. A variedade, desenvolvida em conjunto com a Bayer, deve chegar até 2020 no mercado e será destinada à produção de etanol, já que o açúcar disponível na planta não é cristalizável. A cana será capaz de produzir até 20% mais etanol.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram