JornalCana

Comunidades da PB e RN recebem programa de educação ambiental da Biosev

2011-05-31 Usina Giasa Pedras Fogo PBApoiar a recuperação e preservação de matas nativas e de áreas de preservação permanente (APPs) de regiões onde estão localizadas as unidades Estivas e Giasa, é o objetivo do Programa Approximar da empresa Biosev, que iniciará sua programação na última segunda-feira, 7 de abril. O projeto conta com oficinas, cursos e patrocinará a construção de viveiros em 20 comunidades próximas às unidades na Paraíba e Rio Grande do Norte. Segundo os gestores, o projeto tem se tornado referência na região por promover ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável em 20 comunidades próximas às usinas de Estivas, em Arez (RN), e Giasa, em Pedras de Fogo (PB).

“Trabalhamos em parceria com as comunidades locais para garantir a sustentabilidade, por meio de programas de capacitação para geração de renda e redução dos impactos ambientais, que melhorem a qualidade de vida de todos que vivem nessas regiões. Vamos implantar o projeto em etapas para ajusta-lo às particularidades de cada local, pensando em suas realidades distintas”, explica o gerente corporativo de Meio Ambiente, Douglas Oliveira.

No total serão 12 oficinas, com temas variando de agricultura familiar a cidadania e agroecologia a reciclagem, e direcionadas a educadores, estudantes, agricultores e qualquer outro interessado. “O programa também inclui cursos práticos para viveiristas florestais e a construção de viveiros de mudas para atender as comunidades próximas às usinas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público”, revela a assessoria da empresa.

A primeira a receber o programa Approximar foi Imbiribeira, comunidade de Pedras de Fogo (Paraíba), próxima à Giasa. Para viabilizar a iniciativa no local, a Biosev fechou parcerias com a Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE) e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan).

Desde o início do programa na comunidade, em agosto de 2013, a empresa já realizou seis encontros na Escola Municipal Severino A. Barbosa. “Nos próximos meses, a Biosev vai promover mais seis oficinas e concluir a instalação do viveiro, que terá capacidade de produção de 50 mil mudas por ano. Após o fim das atividades a companhia continuará acompanhando os resultados obtidos”, lembra a assessoria.

2003-01-03 Arvore Mudas Arborizaçao Meio Ambiente Sustentabildiade Usinas Itamarati  (2)

A estratégia da Biosev para atender o programa foi realizar um mapeamento das características sociais, econômicas e educacionais de cada uma delas, em 2011, quando o Approximar foi criado. “Com base nesses dados, cada comunidade envolvida terá um formato diferenciado e adequado às necessidades individuais”, comunica a empresa.

Programação Próximas oficinas:

7 a 11 de abril – Repartição dos Benefícios da Biodiversidade;
5 a 9 de maio – Invasões biológicas e Água, Ar e Energia;
2 a 6 de junho – Associativismo e Cooperativismo;
21 a 25 de julho – Elaboração de projetos ambientais e Plano de Ação para gestão ambiental.

Local: Escola Municipal Severino A. Barbosa
Inscrições- Gratuitas

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram