JornalCana

Competências para os profissionais do segmento sucroenergético

Falando de competências que fazem a diferença no habitat organizacional, sempre me perguntam quais delas os profissionais do segmento sucroenergético precisam desenvolver para ter ganhos de resultados para o negócio, de um lado, e para o sucesso das suas carreiras, de outro.

Eu afirmo que são as mesmas que qualquer profissional de mercado precisa focar seu aprimoramento e amadurecimento para garantir sua empregabilidade interna, a que trato como dentro da empresa, e externa, o mercado.

A relevância desse tema para o segmento está no fato de que os profissionais que sempre trabalharam somente nessa cultura, estão tendo que expandir o seu olhar para novos modelos de pensamento, crenças, valores e atitudes. Isto porque estamos falando de uma cultura que formou e tem formado, ainda, pessoas e profissionais com características que hoje estão sendo substituídas por outras dentro da necessidade da gestão atual. Isso não é uma crítica, é uma constatação, e as mudanças são necessárias de tempos em tempos, para todos.

Aqui eu falo especialmente de pontos relacionados a relações de parceria; liderança; ambiente de aprendizagem e colaboração; autogestão da carreira; autodesenvolvimento; clima de trabalho; transparência e outros. Esses são os aspectos que este segmento precisa evoluir. São competências, essencialmente, de relacionamento, comunicação, maturidade profissional e liderança.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram