JornalCana

Cidades com usinas se desenvolvem mais

Usina Passa Tempo, em Rio Brilhante (MS)
Usina Passa Tempo, em Rio Brilhante (MS)

Uma análise feita pela Biosul – Associação dos Produtores de Bioenergia de MS mostra que nas cidades onde foram implantadas usinas canavieiras houve aumento da população. A informação vai na contramão dos dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que mostram que Mato Grosso do Sul possui 12 cidades que perderam habitantes nos últimos 14 anos.

Um exemplo de cidade em expansão é Rio Brilhante, que em 2000 tinha cerca de 20 mil habitantes e em 2014 conta com 34 mil. Nesse período, o município recebeu três novas usinas que empregam mais de 3,5 mil trabalhadores.

Além de Rio Brilhante, Chapadão do Sul, Caarapó, Maracaju e Dourados estão na lista das cidades que mais cresceram no Estado, tendo em comum a implantação de usinas nos últimos anos.

De acordo com a Biosul, outro fator para este crescimento foi a mecanização da colheita. “Com o fim das queimadas, acabou o trabalho safrista, onde o trabalhador permanecia no município apenas no período de colheita da cana-de-açúcar. Agora, fixar residência nas cidades produtoras tornou-se mais vantajoso aos trabalhadores”, diz a associação em um comunicado.

A ação gera um ambiente propício também para o comércio, que conta com novas lojas e maior circulação de renda. “Com o aumento da população, os gestores públicos têm mais demanda pela implementação de serviços, mas o aumento de arrecadação compensa e financia essas mudanças, que beneficiam a população. O nome disso é desenvolvimento”, afirma Roberto Hollanda Filho, presidente da Biosul.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram