JornalCana

Ciclo de baixa do preço do açúcar deve ´virar´, prevê Biosev

O diretor-presidente da Biosev, braço sucroenergético da Louis Dreyfus Commodities (LDC), Rui Chammas, disse há pouco que o ciclo de baixa dos preços do açúcar, iniciado em 2010, está “no momento da virada”.

Conforme ele, a relação entre estoques e consumo está atualmente em torno de 46%, mas deve cair para 35% até a safra 2016/17 e para 21% até 2018/19. “Toda vez que a relação está em 30%, ocorre uma melhora de preço”, comentou durante reunião com analistas em São Paulo.

A relação entre estoques e consumo é aquela que mostra quanto da demanda mundial é atendida apenas pelas reservas de açúcar. Hoje, por exemplo, a demanda global está em cerca de 180 milhões de toneladas, sendo que 46% desse volume pode ser preenchido apenas pelos estoques mundo afora.

Na safra do ano que vem, essa relação deve cair para 41%, segundo Chammas. “O preço atual (do açúcar) não justifica novos investimentos”, comentou o executivo.

Atualmente, a commodity é negociada entre 15 centavos e 16 centavos de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova York, referência mundial para o mercado.

A Biosev nasceu em 2009, a partir da fusão da LDC Bioenergia com a Santelisa Vale, uma das maiores companhias nacionais na produção e processamento de cana-de-açúcar. Ela é a segunda maior processadora de cana do mundo, com 11 unidades industriais estrategicamente localizadas em 4 polos agroindustriais no Brasil.

Fonte: Agência Estado

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram