JornalCana

Ceres acelera desenvolvimento de cana transgênica

A Ceres, empresa de biotecnologia americana, anunciou hoje que seus “traits”(eventos transgênicos) de cana-de-açúcar avançaram para uma nova fase de testes antes do previsto, em função dos dados positivos vindos da avaliação inicial no campo sob condições tropicais da América Latina. Os principais materiais estão atualmente sendo multiplicados para avaliações em escala mais ampla, que estão programadas para começar em maio e junho deste ano.

Conforme a Ceres, esses traits aceleraram o crescimento e aumentaram a biomassa em variedades “de elite” de cana. Além disso, plantas com um dos eventos transgênicos de tolerância à seca desenvolvidos pela empresa mantiveram produção de biomassa sob condições de pouca água — em certos casos, com até metade da água normalmente exigida durante a produção.

“Os resultados positivos são especialmente emocionantes porque os testes foram concluídos em variedades comerciais de elite, que já são conhecidas por seus altos rendimentos e desempenho”, disse em nota Roger Pennell, vice-presidente de desenvolvimento de traits da Ceres.

O próximo passo da pesquisa, que trará resultados mais definitivos, deve ser concluído até junho de 2016. No ritmo atual, cultivares de cana com os traits da Ceres podem estar disponíveis comercialmente a partir de 2018, previu a companhia.

Os trabalhos relacionados à cana avançam em paralelo com o desenvolvimento de híbridos de sorgo para a produção de etanol e energia, que ainda concentram as maiores atenções da Ceres, inclusive no Brasil.

(Fonte: Valor Econômico)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram