JornalCana

Boro com maturador aumenta teor de sacarose da cana

2008-05-23 Canavial  (36)

Especial Fenasucro – O uso de Boro e de maturador nas folhas da cana aumentou em 10% o teor de sacarose da planta, em duas usinas paulistas: Da Barra e Guarani, de Olímpia. O resultado faz parte do estudo em que Gabriela Ferraz, doutora em fisiologia e maturação de cana pela Unesp, fez parte durante duas safras. “Os resultados mostraram um aumento de teor de pol, melhora na qualidade tecnológica, na pureza, e no teor de açúcar. A aplicação de início de safra mostrou um aumento de 10% de produtividade de açúcar”, reforçou ontem (27/8) a especialista, durante uma apresentação em um evento técnico do setor.

Ela explica que a produtividade de açúcar atingiu um ponto e meio a mais com a aplicação, ou seja, 1,5 tonelada de açúcar a mais em início de safra, e em final de safra em torno de 800 kg por ha.

Segundo ela, esse estudo foi realizado por dois anos consecutivos, em março, com colheita após 60 dias e outubro, novembro com colheita em dezembro e a aplicação de Boro e maturador realizada em dias diferentes.

gabriela ferraz

 

O experimento foi feito em parcelas de 10 metros de cumprimento, em seis linhas de cana, com várias repetições por parcelas.

“O teor de pol de início de safra saltou de 14% para 16%. Mas é importante frisar que durante as análises a equipe percebeu que o teor de boro da planta estava deficiente, por isso, nessa condição conseguimos um ótimo resultado”.

A aplicação de Boro foi feita um dia antes, do uso do maturador, e foi utilizado 180 gramas por ha. “Soube que na Guatemala já existe a aplicação de Boro com maturador, na mesma calda, com bons resultados, mas aqui aplicamos separadamente”, explica.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram