Mercado

Baixos investimentos em inovação têm reflexos na produtividade

Sergio Salles Filho, coordenador do Nagise
Sergio Salles Filho, coordenador do Nagise
Sergio Salles Filho, coordenador do Nagise
Sergio Salles Filho, coordenador do Nagise

Os investimentos feitos por unidades e grupos sucroenergéticos em inovação tecnológica, nas áreas agrícola e industrial, ainda são relativamente baixos, afirma Sergio Salles Filho, coordenador do Nagise – Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do Setor Sucroenergético, com sede na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, que realizou levantamento sobre o tema em 2013 e 2014.

A falta de investimento em inovação gera algumas consequências para a atividade sucroenergética, como: redução da produtividade, baixa eficiência no processo de produção, aumento das perdas nas áreas agrícolas e industrial. “O setor se move lentamente em assuntos referentes a ganhos de produtividade. O Brasil tem hoje uma média de produção industrial de seis mil litros de etanol por hectare. Poderia aumentar isto. Na área agrícola, a produtividade está entre 65 e 68 toneladas por hectare (TCH).

Poderia estar, sem grandes mudanças tecnológicas, em 80 TCH”, comenta Sergio Salles, que é professor do Instituto de Geociências da Unicamp e coordenador do Núcleo. O estudo do Nagise contou com a participação de 58 empresas do setor das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e teve apoio da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. Antes do envolvimento direto com as unidades e grupos produtores, o Nagise realizou um trabalho sobre aspectos econômicos, de emprego, logística, meio ambiente, certificação, entre outros temas relacionados à atividade sucroenergética.

Todo esse levantamento deu origem ao livro “Futuros do bioetanol: o Brasil na liderança?”, redigido por dezessete especialistas ligados ao Núcleo, cuja rede conta com a participação da Embrapa Agroenergia, da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, do IAC – Instituto Agronômico, de Campinas, e da FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto.

Confira matéria completa clicando aqui.

Banner Revistas Mobile