JornalCana

Aos poucos, bagaço da cana toma o lugar do amianto

2009-01-27 Energia Cogeraçao Bagaço Enfardado Bioenergia Bioeletricidade Industria  (12)Muitos produtos que hoje fazem parte do cotidiano, um dia foram objeto de estudo de faculdades. Esse parece ser o caminho de um projeto desenvolvido para conclusão do curso de Engenharia Química do Centro Universitário da FEI, que utiliza o bagaço da cana-de-açúcar no lugar do amianto, substância tóxica e proibida em muitos países.

“Nossa ideia foi dar um destino sustentável para o bagaço da cana-de-açúcar que geralmente é descartado, gerando impactos negativos ao meio ambiente”, explica Carolina Espínola Negrão, uma das engenheiras que desenvolveu o estudo no ABC paulista.

O projeto mostrou-se uma alternativa ao uso do amianto na construção civil, especificamente na fabricação de telhas. Os resultados dos testes realizados acrescentando o resíduo agrícola à matriz do cimento foram positivos.

“O bagaço da cana-de-açúcar se mostrou um produto plausível para a fabricação de telhas, porque, nos testes que fizemos, o bagaço provou ter as propriedades necessárias como alta resistência e baixos níveis de absorção de água. As telhas de bagaço de cana são até mais resistentes que a de amianto”, argumenta a engenheira.

Do ponto de vista econômico, o uso do resíduo mostra-se vantajoso, pois, segundo a engenheira química, o bagaço da cana é um resíduo de custo zero, uma vez que é o resultado do processamento da cana-de-açúcar. “Já o amianto, que é um mineral, tem que ser extraído da natureza o que por si só gera um custo não apenas financeiro, mas também para o meio ambiente”, lembra.

Com o resultado dos testes, a iniciativa abre uma perspectiva para que o produto se torne uma opção sustentável, eficiente e econômica para a construção civil.

 (Fonte: Diário de S.Paulo)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram