JornalCana

Ano atípico impede comparativo de produção

2014-04-15 Marcos Landell Pesquisador IAC Grupo Fitotecnico (1)

De acordo com Marcos Landell, pesquisador do IAC e coordenador do Grupo Fitotécnico, ainda que exista a premissa de que toda safra é diferente uma da outra, as condições climáticas deste ano são deveras diferentes, o que impede qualquer exercício comparativo e tem tornado a vida dos produtores ainda mais difícil. “Tivemos em janeiro e fevereiro um período crítico de seca e temperaturas elevadas, fazendo com que a planta perdesse água e não tivesse como repor. São danos irreversíveis, já que, ainda que haja precipitações a partir de agora, um mês não substitui o outro. Não dá para definir de quanto, mas haverá redução na produção”, afirma.

Questionado sobre a adaptação do setor em relação a mecanização, fator que derrubou a produtividade nos últimos anos, Landell diz que a colheita, ao menos, já foi superada.

Nesta etapa, de acordo com o pesquisador, o trabalho tem sido satisfatório. O problema é outro. “Vejo que o plantio ainda precisa evoluir, principalmente o volume de mudas que se coloca no sulco ainda é algo para ser revisto. Além do custo ser maior, traz como consequência maior competição pelo excesso de touceiras que nascem no metro distribuído”, finalizou.

2005-04-06 Colheita Mecanizada Usina Jardest (7)

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram