JornalCana

Ação ambiental: Dia Nacional do Campo Limpo completa 10 anos

 

INPEV

O Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) chega a sua décima edição com o envolvimento de quase 1 milhão pessoas de todo o Brasil para compartilhar os resultados do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos). Em 2014, as atividades terão início na data oficial, 18 de agosto, e a comemoração deve envolver mais de 100 unidades de recebimento de 23 estados brasileiros. A solenidade oficial de abertura acontecerá em São Paulo, no congresso da Andav (Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários). A iniciativa une os envolvidos no Sistema, o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material –, agricultores, distribuidores, escolas, autoridades e a comunidade para divulgar a conservação ambiental no campo.

Além do Portas Abertas, quando as centrais recebem a comunidade e compartilham o trabalho desenvolvido, ainda serão desenvolvidos mais quatro tipos de atividades relacionadas à conservação do meio ambiente: o DNCL da Escola com o foco nas crianças do Ensino Fundamental (convite às escolas para promover, por conta própria, atividades como: gincanas, apresentação teatral, exposição de desenhos, passeios ecológicos e materiais produzidos em sala de aula relacionados à conservação do meio ambiente e reconhecimento ao Sistema), o DNCL Universitário, voltado para estudantes de ensino médio e universitários, o Dia de Campo para adultos e a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em iniciativas pela conservação ambiental.

Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, a décima edição do DNCL é um marco entre as ações educativas do programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícola e tem registrado resultados positivos crescentes a cada ano.

Ele comenta que desde a criação do Sistema, em 2002, foram encaminhadas mais de 300 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas para o destino ambientalmente correto.

Para Rando, o dia 18 de agosto é o momento de comemorar esse sucesso, que é consequência dos esforços dos diversos elos envolvidos nessa cadeia, e de mostrar para a sociedade o compromisso do setor produtivo agrícola com a produção de alimentos, fibras e energia de forma sustentável.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram